Direto dos tatames sul-mato-grossenses, 20 judocas do Estado disputam o Campeonato Brasileiro de Judô Sub-18, no Rio de Janeiro (RJ), a partir desta sexta-feira (2). Ao todo, 369 judocas de todo o Brasil estão na Cidade Maravilhosa para a competição, que vai até domingo (4).
De acordo com o CBJ (Confederação Brasileira de Judô), são 174 mulheres e 195 homens a pisar no tatame da Arena Deodoro, nas categorias de peso superligeiro, ligeiro, leve, meio-leve, meio-médio, médio, meio-pesado, pesado e superpesado. De MS, metade são na categoria feminino e outra metade no masculino.
Os judocas são de academias de Campo Grande, Dourados e Itaporã:
- Associação Atlética Judô Futuro, Associação Desportiva Moura, Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira de Campo Grande e Judô Clube Rocha/Rádio Clube, da Capital.
- Clube Sakurá de Judô e Associação Cano de Judô, de Dourados
- Associação Yada de Judô, de Itaporã
Programação
O primeiro compromisso, nesta sexta-feira (2), será a Seletiva Sub-13 e Sub-15, a partir das 8h (horário de MS) para o Sub-13 e à 10h (MS) para o Sub-15.
De acordo com critérios definidos pela CBJ, podem participar da Seletiva os atletas que terminaram os Campeonatos Brasileiros Regionais de suas classes em primeiro e segundo lugar. Para o Pan-Americano, que será realizado em julho, no Peru, se classificam os campeões e vice-campeões de cada categoria da Seletiva.
As disputas começam no sábado (3), com todas as 16 categorias do individual acontecendo no mesmo dia. As primeiras lutas serão a partir das 8h (de MS) e a competição seguirá ao longo do dia com disputas de medalhas.
Já o domingo (4) será reservado à competição por equipes mistas do Brasileiro Sub-18, com a participação de 17 estados, incluindo Mato Grosso do Sul. Todas as lutas serão transmitidas ao vivo pelo Canal Brasil Judô, no YouTube, neste link.
Cinco medalhas em 2022
Na última edição do Campeonato Brasileiro Sub-18 de Judô, sediado em Vitória (ES) em junho do ano passado, Mato Grosso do Sul conquistou cinco medalhas, sendo dois ouros e três bronzes. O desempenho garantiu ao Estado a quarta colocação geral.
Confira a lista de judocas de MS na competição:
- Ana Carolina Ajala Spessoto – pesado (+70kg)
- Ana Clara Pereira Leite Demarco – médio (-63kg)
- Andrey da Silva Pissini Kuttert – superligeiro (-50kg)
- Anielly Rodrigues Aguiar Gama – meio-pesado (-70kg)
- Anna Beatriz Alegre Mendes – meio-leve (-48kg)
- Artur Teixeira Correa – meio-leve (-60kg)
- Elias Rodrigues Moreira Neto – leve (-66kg)
- João Pedro dos Santos Gomes – meio-pesado (-90kg)
- Kalebe Raphael da Silva Martins – médio (-81kg)
- Marcos Paulo Corrêa da Silva – ligeiro (-55kg)
- Maria Clara Barbosa Gomes – superligeiro (-40kg)
- Maria Eduarda da Silva Chimenes – meio-médio (-57kg)
- Mariana Piveta Giachini – médio (-63kg)
- Mirella Santos de Souza – meio-médio (-57kg)
- Nalbert dos Santos Lemes – meio-médio (-73kg)
- Pedro Barbosa Doreto Silva – médio (-81kg)
- Rafaela Rocha da Silva – leve (-52kg)
- Thiago Henrique Soares- meio-médio (-73kg)
- Vinicius Andrade Pacheco – pesado (+90kg)
- Vitória dos Santos Martini – ligeiro (-44kg)
A delegação estadual será comandada pelos técnicos Alessandro Nascimento (Judô Futuro), Camila Gebara (Clube Sakurá), Diogo Rocha (Judô Clube Rocha), Kely Yada (Associação Yada) e Marco Moura (Judô Moura).