A prefeita de Sidrolândia, Vanda Camilo, anunciou recentemente medidas preventivas de segurança para as escolas da cidade, em resposta aos ataques recentes que têm ocorrido em várias partes do Brasil. As medidas incluem a escala de revezamento dos agentes patrimoniais e a compra emergencial de concertinas.
Em uma reunião com os secretários do município, a prefeita destacou a importância de garantir a segurança dos estudantes, professores e funcionários das escolas. A escala de revezamento dos agentes patrimoniais, responsáveis pela segurança do patrimônio das escolas, irá garantir uma presença constante e efetiva desses profissionais nas instituições de ensino. Isso inclui a realização de rondas periódicas e a checagem da segurança das instalações e equipamentos.
Além disso, a prefeitura de Sidrolândia irá comprar concertinas de forma emergencial. Trata-se de um tipo de cerca de segurança que é bastante eficaz na prevenção de invasões e arrombamentos. A instalação das concertinas será feita em pontos estratégicos das escolas, como muros e grades, com o objetivo de impedir a entrada de pessoas não autorizadas.
A prefeita Vanda Camilo afirmou que essas medidas são essenciais para garantir a segurança das escolas de Sidrolândia. Ela ressaltou que é importante que as escolas tenham uma estrutura adequada para oferecer um ambiente seguro e propício para o aprendizado. A prefeita também destacou a importância da participação da comunidade escolar na prevenção de crimes, por meio do diálogo e da conscientização sobre a importância da segurança.
As medidas anunciadas pela prefeitura de Sidrolândia são uma resposta aos recentes ataques a escolas que têm ocorrido em todo o país. Infelizmente, a violência nas escolas é uma realidade que preocupa as autoridades e a sociedade em geral. Por isso, é fundamental que sejam adotadas medidas preventivas para garantir a segurança dos estudantes, professores e funcionários das instituições de ensino.
NOTA INFORMATIVA
Considerando a necessidade de reforço da segurança nas escolas, a importância da participação de todos os setores públicos, privados e comunidade em geral no interesse pelo bem comum, o Município de Sidrolândia (MS), adotará as seguintes medidas que serão implantadas imediatamente:
- Capacitação permanente para pais, professores e alunos anti bullying, violência e demais temas de interesse da comunidade estudantil;
- Ciclo de palestras da Polícia Militar nas escolas - objetivando garantir o conhecimento e a prevenção com relação as condutas entre pais, alunos e professores;
- Ampliação das rondas escolares com apoio, parceria e logística da Polícia Militar:
- Envolver todas as autoridades locais e do estado para uma audiência pública que será realizada no dia 18 de abril de 2023, as 18h, na Câmara Municipal sobre práticas pedagógicas de reparação de atos indisciplinares;
- Ampliar a participação dos inspetores e guardas patrimoniais nas portas das escolas
- Portões trancados e sistemas de segurança nos muros das escolas de ensino fundamental;
- Orientação aos diretores das escolas para conversas e acompanhamento dos professores;
- Mobilização dos secretários e coordenadores de áreas afins para discutir e determinar o cumprimento das medidas;
- Ações de segurança serão ampliadas e intensificadas.