Geral

Com mais de 300 participantes, 1ª Corrida e Caminhada “Mulheres à Frente” movimenta Batayporã

O evento, promovido pela Prefeitura Municipal, marcou o encerramento das ações do Mês da Mulher e contou com corredores e caminhantes da cidade e também de Nova Andradina.



Com clima de celebração e superação, a 1ª Corrida e Caminhada “Mulheres à Frente” reuniu 350 participantes na manhã deste domingo (30), em Batayporã. O evento, promovido pela Prefeitura Municipal, marcou o encerramento das ações do Mês da Mulher e contou com corredores e caminhantes da cidade e também de Nova Andradina.

Na categoria feminina da corrida de 5 km, a jovem Milena Sol Mendes Nascimento, de apenas 17 anos, conquistou o 1º lugar com o tempo de 23 minutos e 17 segundos. Gisele Sena da Silva ficou em 2º lugar (23'51") e Rafaela Schadeck da Silva completou o pódio em 3º (24'03"). Entre os homens, o destaque foi Carlinhos de Souza Dias, que cruzou a linha de chegada em 17 minutos e 31 segundos. Euzebio de Souza (18'41") e Yuri Fernandes de Souza (19'19") completaram o pódio.

Ao todo, 147 atletas participaram da corrida. A caminhada de 3 km também teve grande adesão e foi animada pela presença de famílias, grupos de amigos e moradores que apoiaram a iniciativa. A ação contou com apoio das Secretarias Municipais de Assistência Social, Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Governo, além da Fundesporte e da Assomasul.

A secretária municipal de Assistência Social, Thayse Melo, comemorou o sucesso do evento. “A mobilização superou nossas expectativas. Tivemos uma grande adesão e conseguimos reunir mulheres, homens e famílias em um momento de celebração, autoestima e incentivo à prática esportiva”, destacou.

Ela também reforçou a importância simbólica da ação. “Este evento é sobre reconhecimento e apoio às mulheres. Precisamos que todos estejam engajados, não só as mulheres. É inspirador ver tantas pessoas apoiando essa causa.”

Jovem talento e inspiração

Campeã entre as mulheres, Sol Nascimento celebrou o resultado com emoção. “Já treino há dois anos e vinha me preparando. Participar de uma prova aqui na minha cidade tem um sabor especial. A corrida traz muita alegria e fortalece nossa autoestima”, afirmou.

Sol também deixou uma mensagem de incentivo às mulheres que pensam em iniciar na corrida. “Às vezes nos subestimamos, nos comparamos, mas precisamos nos valorizar. A corrida é uma forma de autoconhecimento e fortalecimento.”

Já o vencedor masculino, Carlinhos Dias, destacou a empolgação com a estrutura do evento. “Quando soubemos da prova em Batayporã, com percurso plano e bem organizado, ficamos animados. E a surpresa foi ver que a comemoração virou um grande evento.”

Sobre sua vitória, ele foi direto: “Muitos acham que é ego, mas é treino. Com dedicação, conseguimos fazer o nosso melhor.”

A 1ª Corrida e Caminhada “Mulheres à Frente” não apenas promoveu o esporte, como também reforçou a força das mulheres e a importância da valorização feminina em todos os espaços.