Geral

Mato Grosso do Sul vai de 0°C a 41°C em uma semana e previsão indica nova frente fria

Prepara a vitamina C para aguentar os próximos dias que vão de calorão ao frio no próximo fim de semana



Haja imunidade para sobreviver ao clima do Mato Grosso do Sul. Em um agosto completamente atípico, a população vive extremos variando em questão de dias. No fim de semana do dia 10, foi registrada mínima de 0,3°C, já no domingo (18), a temperatura chegou a 41,2°C. E lá vem uma nova frente fria por aí.

Na prática, significa que agosto de 2024 fica marcado por registrar a menor temperatura do ano e a maior, até agora. No domingo (18), os termômetros chegaram a 41,2°C em Pedro Gomes e 39°C em Corumbá, Porto Murtinho, Água Clara, Aquidauana e Jardim. Em Campo Grande, a máxima foi de 36,6°C.

Uma semana antes, no dia 11 de agosto, as mínimas chagavam a temperatura negativa. Os dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) mostram -0,2°C em Iguatemi e 0°C em Rio Brilhante. Pedro Gomes marcava 3°C, bem como Porto Murtinho, e em Campo Grande a mínima era de 7,4°C.

E para completar o combo ‘haja saúde’, a umidade relativa do ar se manteve na casa de 10%. No dia 11 de agosto, a umidade mínima variava entre 10% em Costa Rica e 25% em Sete Quedas, uma semana depois, em 18 de agosto, umidade mínima de 9% em Chapadão do Sul e máxima de 21%.

Gangorra climática continua nesta semana

A semana deve ser de muito calor no Mato Grosso do Sul, com o fim da onda de calor previsto para esta segunda-feira (19). Até quinta-feira (22), os dias devem manter a tendência de muito calor e baixa umidade do ar.

A previsão é de que as temperaturas continuem na casa dos 35°C para mais, em todo o Estado, mas na sexta-feira (23) o clima muda. Isso mesmo, o próximo fim de semana deve ser de queda brusca na temperatura e com leve chance de chover.

Conforme o Clima Tempo, na próxima segunda-feira (26), a mínima deve chegar a 8°C em Ponta Porã. Em Sete Quedas, a mínima pode chegar a 5°C e em Campo Grande a 12°C. Importante destacar que devido à distância do tempo, a previsão pode mudar.